quinta-feira, 11 de julho de 2013

BALANÇO DA ÉPOCA


BALANÇO DA ÉPOCA 
 

A época 2012/ 2013 da Associação Desportiva e Recreativa Tarouquense chegou ao fim! A equipa de futebol 11 Séniores do ADRT, terminou a sua participação em mais um campeonato de Futebol na Divisão de Honra da Associação de Futebol de Viseu.

Oficialmente, desde 1975, a Associação Desportiva e Recreativa Tarouquense participa em campeonatos Distritais da Associação de Futebol de Viseu.
Esta história de mais de 37 anos tem capítulos de vitórias, de incursões pela Distrital, e pelo Nacional da III Divisão, onde teve alguns períodos menos positivos… como todas as boas histórias, de altos e baixos.
A época de 2012/ 2013, foi um desses capítulos menos positivos desportivamente é certamente um capítulo de desilusão total. Que culminou com uma descida e o respectivo ingresso da equipa na 1ª Divisão Distrital, apesar de todo o trabalho desenvolvido por dirigentes e técnicos, que pelo seu empenho e dedicação possibilitaram a participação de todos os jogadores num campeonato da Divisão de Honra honroso, com um maior numero de pontos do que em algumas épocas anteriores, onde lá permaneceu, masesta época foram atraiçoados pela descida de 7 ( sete ) não é engano … sim sete equipas descem o que nunca se viu nesta Associação de Futebol de Viseu.
Pelo espírito de entrega e camaradagem dos jogadores do ADR Tarouquense, que apesar de ganharem uma pequena quantia monetária se entregaram com o prazer de jogar futebol, compareceram aos treinos e aos jogos, saindo, muitas vezes, com mazelas dos mesmos,
Assim, a Associação Desportiva e recreativa Tarouquense, agradece aos técnicos – pelo contributo dado à equipa e pelo espírito de trabalho e amizade, entreajuda e camaradagem demonstrado.
Aos colaboradores, Directores do Clube pela ajuda excelente prestada. Agradece a todos o DIGNIFICAR das suas cores, e o RESPEITO que todos demonstraram na sua participação nas várias jornadas e fases do campeonato especialmente nos jogos em casa.
Ao PUBLICO/ POPULAÇÃO, que embora em pouco numero, nunca faltou para assistir aos jogos em casa. Mas raramente se deslocou fora de portas para o apoio à equipa da terra ao longo de todo o campeonato, o que seriam definitivamente o 12º jogador.
E ai poderíamos sair vitoriosos se a mobilização dos Sócios e simpatizantes tivesse sido um pouca mais participativa para com a sua generosidade, carinho e amizade, ao apoiarem incondicionalmente a (sua) equipa de futebol que representa o ADR Tarouquense.

Fechando assim o balanço do trabalho desenvolvido durante a época 2012/ 2013, a associação Desportiva e Recreativa Tarouquense deixa também o seu “rol” de expectativas para o futuro, esperando que os seus futuros responsáveis, dignifiquem mais (ainda) o desporto amador, porque para quem desenvolve um bom trabalho, dedicando o seu tempo livre ao apoio da prática desportiva, espera, a cada Domingo , que o seu trabalho seja dignificado e respeitado por todos os agentes desportivos e não parcialmente! E que o FAIRPLAY  e o respeito não sejam apenas chavões na boca dos responsáveis.
Porque nós Associação Desportiva e Recreativa Tarouquense consideramos vergonhosos os (ainda existentes) comportamentos de desigualdade cometidos por (algumas) plateias e (alguns) equipas relacionadas com a nossa Associação de Futebol..
NÃO SERÁ PEDIR MUITO EXISTIR JUSTIÇA E RESPEITO NO FUTEBOL?!
BONS DOMINGOS DESPORTIVOS!


E QUE O REGRESSO À DIVISÃO DE HONRA SEJA PARA BREVE




CONSIDERAÇÕES FINAIS


1. A captação de jovens jogadores para o clube da periferia de Tarouca, Lamego, deve ser reforçada, através de acções no meio escolar e reiniciar a formação no clube..
2. O clube deverá ter como maior desafio a fidelização de jogadores, das camadas jovens.
Temos a consciência que estes aspecto será dificultado pela situação económica e social que o País atravessa.. MAS NADA IMPOSSÍVEL .. SE NÃO TENTARMOS ISSO SIM TORNA-SE IMPOSSIVEL
3 - É fundamental que os clubes se envolvam nos convívios e torneios de jovens de forma a poder efectuar captação de jovens que permitiam que seja criada uma boa formação.
4- Para a implementação destas orientações ser mais eficaz é fundamental a participação de directores somente para estes casos e de treinadores para estes escalões com Cursos de Treinadores.
Final : Todas as crianças são extremamente competitivas e querem ganhar, por essa razão não devemos preocupar-nos em estimular ainda mais este aspecto. Onde devemos intervir é no papel do Clube e do treinador e na sua formação, que deverá ser um exemplo na forma como ensinam quer a nível do Clube aumentando a qualidade da prática desportiva, isto é, existir uma maior concentração dos treinadores e atletas no jogo.


Enviado por email..  A... OL.

5 comentários:

RUI M. disse...

Dirigentes?
Actualmente não existem Directores, existem oportunistas. Se existir interesse em ser tudo bem se não abandonam…
Nem todos os dirigentes são para mencionar e devem presumir o porque.
O clube teve dirigentes extraordinários, Sr. Manecas, Sr. Sebastião, Sr. Zito, Sr. Lopes, Sr. Matos, Sr. Ernesto, Sr. Adalberto, etc. etc. gente séria que assumia os compromissos de ajudar o clube ou dar tudo o que pudesse pelo clube de coração ( não me refiro a dar monetariamente porque nesse tempo pouco dinheiro havia, jogava-se por amor ao clube) e se por acaso não conseguissem cumprir atempadamente com aquilo com que se tinham comprometido davam a cara apareciam e diziam os motivos. Eram gente de bem. Depois com o passar do tempo essas qualidades foram-se perdendo em alguns directores, mas de todos os directores mencionados no que se refere a dirigentes do ADR TAROUQUENSE, há um que marcou e certamente a maioria dos jogadores, estou a referir-me ao Sr. Sebastião Emílio, ele gostava muito do Tarouca, mas nunca cometeu loucuras….. Falava muito pausadamente mas era um grande Orador, em muitos jogos, momentos antes ia ao balneário e falava sempre com os jogadores motivando-os. Os jogadores ouviam-no com atenção não só porque falava bem mas porque era um incentivo para os atletas e dizia sempre em caso de vitória para além da merenda, vocês têm do meu bolso esta importância a dividir por todos. E cumpria.. agora os directores existem para criticar o clube e os outros da direcção e falar mal dos treinadores “ eles é que percebem eles é que são os bons o treinador que está no comando da equipa é um vulgar suplente jogador ao seu lado … e dos atletas que representam o ADRT,” eles são uns filhos da mãe, são uns xulos só querem é dinheiro etc. Meus senhores se fazem parte duma direcção então tem que ter palavras de condenação quando é para chamar atenção de algo que está mal, chamar a pessoa pessoalmente e não é ir para o café dizer isto e aquilo. Devem é apoiar o mais que poderem os atletas e equipa técnica, dando-lhes maior incentivo nos momento mais críticos de forma a constituírem um empenho maior e uma dedicação mais digna aos que constituem a organização A. D. R. Tarouquense. Vamos ver se conseguimos esta época subir novamente

E. SILVA disse...


Deixemo-nos de mesquinhices de Azias mentais e outros estados lamentáveis, que normalmente só servem para destruir o que de muita gente construiu, na tentativa de fazer algo que os simpatizantes e sócios do Tarouca admirem. Temos que alargar um pouco os nossos horizontes, ser socialmente mais participantes deixar de ser só filosofia de cafés, deixar de dizer que falta isto ou aquilo desprezando o que existe e porque não perguntar a si próprio::: O que eu fiz para ajudar o Tarouca??? E por vezes é preciso tão pouco !!!
Não tenha duvidas que o pouco é muito:::

Anónimo disse...

Como em outros anos anteriores... deixam tudo para a ultima da hora. olha que os arraianos já tem equipa formada.. depois queixam-se que não há jogadores... ouviram ... jogadores, não é empurradore de bola...

Anónimo disse...

Então a época já comessou e o Blogue não publica nenhm artigo referenet ao Clube...sinto me triste não poder ver noticias do meu clube seja onde for..

ADEPTO DO TAROUCA disse...

Senhor administrador do bloge - Não sei quem é nem me interessa, mas só lhe posso dizer que vinha adesempenhar um bom papel perante os verdadeiros aficionados pelo tarouquenses. Não sei o motivo pelo qual esta época não se pobliquem artiogos relacionados com o tarouca. se for poer causa de colaboradores eu oferece-me para lhe enviar artigo como correu o jogo do nosso Tarouca aqui em casa e o administrador faz um resumo e publica,sem mencionar o meu nome, se for este o caso.. agora fora de portas eu não temho posses de acompanhar.. ai terá que ser outro a narrar os factos do jogo.. um abraço espero que de seguimento ao meu pedido.Obrigado